sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Higiene e a Saúde


A saúde está intimamente ligada com a higiene. Diversas doenças são propagadas devido à falta de higiene ou à condições de higiene precárias. Tais condições podem inclusive levar a quadros de epidemia. Uma epidemia que ficou bastante conhecida na história e que se alastrou em decorrência da falta de higiene foi a Peste Negra.

Ambiente sem Higiene (por: Giwa)
A Peste Negra, também conhecida como Peste Bubônica, devastou a Europa em meados do século XIV; estima-se que um terço da população europeia morreu devido a essa doença. O agente causador da Peste Bubônica é uma bactéria, que é transmitida pela picada de pulgas encontradas em ratos. Na época, as condições de higiene eram precárias e havia lixo e esgoto a céu aberto, o que facilitou a propagação dos ratos e, consequentemente, da doença.

Ambiente Higienizado (por: Giwa)
Outras doenças, principalmente as relacionadas com o trato digestivo - estômago e intestino (como esquistossomose, cólera e febre tifoide) e com a pele (como larva geográfica e pé de atleta) também são minimizadas se forem melhoradas as condições de higiene e sanitização.

Existem diversos cuidados básicos que, ao longo do tempo, foram sendo incorporados no nosso cotidiano e que auxiliam na higienização. Desde o básico lavar as mãos antes das refeições até a o saneamento básico, tais procedimentos visam diminuir os riscos de contaminação e propagação de doenças. Ainda assim, no Brasil, só no Sistema Único de Saúde, cerca de 1.369 pessoas são internadas por dia devido à falta de higiene e saneamento, sendo que se houvesse melhor higiene com água e alimentos e também saneamento, muitas dessas internações seriam evitadas.

Para saber mais sobre o assunto, acesse os links:

2 comentários:

  1. muito interessante mesmo! sempre bom manter a limpeza ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Noemi,
    É verdade, é sempre bom manter a limpeza, principalmente devido à quantidade de doenças que se pode evitar graças a bons hábitos de higiene.

    ResponderExcluir