quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O que são os “Rs da Sustentabilidade”?


Muitas pessoas já ouviram falar dos “Rs da Sustentabilidade”, outras não só ouviram como sabem quais são. A maioria provavelmente conhece os “Rs da Sustentabilidade” como sendo 3: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Mas a história não é assim tão curta, existem diversos outros Rs e, numa pesquisa rápida, pode-se achar diversas possibilidades como 4, 5, 7 ou 8 Rs, com diferenças entre os Rs citados em cada lugar. Afinal, de onde surgiram esses Rs? Há um número certo de Rs? E quais Rs existem?

"Rs da Sustentabilidade" (por: Giwa)
Os “Rs” foram criados, originalmente, como sendo os 3 já citados (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Eles surgiram como resultado da Segunda Guerra Mundial. Na época, devido à guerra, havia escassez de materiais e a implementação da política dos Rs era para ajudar as empresas a lidarem com a falta de recursos. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, o conceito dos 3 Rs foi se popularizando à medida que crescia a preocupação pelo implemento de políticas ambientais.

Com o passar do tempo e com maiores estudos sobre as questões ambientais, o conceito dos 3 Rs foi repensado, acreditando-se haver mais ações necessárias e que, juntamente com as três iniciais, aprimorariam as ações de sustentabilidade. Como houve mais de uma iniciativa diferente de complementar os 3 Rs, surgiram opções com 4, 5 e mais Rs, que incluíram diferentes palavras de acordo com a visão de quem os criou. Assim não existe uma quantidade correta nem específica, há apenas diversas possibilidades com pontos de vista distintos e que possibilitam que seja feita uma opção à qual se vai seguir, ou ainda que você mesmo analise e crie seu próprio conjunto de Rs.

Pesquisando por aí, pode-se encontrar diversos Rs. Abaixo está uma lista que reúne 12 deles com uma breve descrição de seus significados:

  • Reduzir: diminuir o consumo, especialmente de itens descartáveis e de bens como água, energia e combustíveis.
  • Reutilizar: utilizar novamente o mesmo produto, tanto para o mesmo fim original quanto para fins alternativos ao original.
  • Reciclar: reutilização das matérias primas dos produtos para fabricação de novos produtos; dá-se pela separação dos resíduos nos diferentes tipos de lixeiras para coleta seletiva,
  • Repensar: refletir como você pode mudar seus atos para torná-los mais sustentáveis, acrescentando no seu dia a dia ações como as propostas pelos Rs.
  • Recusar: não consumir aquilo que você realmente não precisa, não comprar ou aceitar só por ter ou por "estar na moda", mas apenas se houver necessidade.
  • Reparar: deve-se tentar consertar aquilo que quebrar, e somente jogar fora e comprar outro novo se não for possível consertá-lo.
  • Reintegrar: promover a reciclagem da matéria orgânica, o que normalmente é feito através de composteiras.
  • Reeducar: promover uma conscientização de como são produzidos os materiais consumidos e qual destino recebem, e como fazer para otimizar esse processo visando a sustentabilidade.
  • Recuperar: revitalização de áreas degradadas e poluídas, conservando os recursos naturais do planeta, assim como a fauna e a flora.
  • Respeitar: prezar a si e às pessoas ao seu entorno, assim como ao meio ambiente, respeitando-nos de todas as maneiras possíveis.
  • Responsabilizar-se: estar ciente de seus próprios atos, e das consequências deles no planeta e no seu próprio futuro.
  • Repassar: transmitir essas e outras informações para outras pessoas, de modo a ir conscientizando cada vez mais pessoas para agirem de modo o menos prejudicial possível ao ambiente.


Para saber mais sobre o assunto, acesse os links:

3 R’s of Sustainability (pdf em inglês)



2 comentários:

  1. Quantos Rs! Gostei do post!
    Agora que já conheço alguns deles é preciso colocar em prática, ne?
    Parabéns pela iniciativa da sua empresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noemi,
      Ficamos felizes em saber que você gostou do post. Em breve colocaremos novos, esperamos que você também goste.
      Faz parte dos valores da empresa a responsabilidade socioambiental e esse é um dos objetivos deste blog e foi um dos pilares para sua fundação.

      Excluir