quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Breve História da Química


Química (por: Giwa)
O princípio da química pode ser relacionado com a Pré-História (antes da invenção da escrita). A descoberta e a manipulação do fogo possibilitavam aos homens primitivos que observassem diversos alimentos cozinhando e processos químicos (e físicos) acontecendo. Ainda desde a pré-história, a descoberta da cerâmica também envolvia a química, uma vez que objetos de argila moldados e esquentados no fogo tornavam-se mais resistentes à água, assim mudando suas características iniciais.

A partir de cinco mil antes de Cristo, diversas civilizações (mesopotâmios, assírios e egípcios) utilizavam metais (como cobre, ouro, prata, e mais para frente ferro), e ligas metálicas (como bronze), para criarem diferentes objetos, tanto armas quanto adornos e utensílios domésticos. A metalurgia, assim, possibilitava a transformação de metais e ligas metálicas, ou seja, processos químicos. Na Grécia antiga, diversos filósofos (como Demócrito e Aristóteles) discorriam a respeito de como eram formadas as substâncias e o que as compunha.

Durante a Idade Média, a febre pela obtenção do ouro levou muitos alquimistas a tentarem converter diversos metais e substâncias em ouro. Apesar de tal pretensão não ter sido atingida, diversas descobertas foram feitas, como o desenvolvimento de métodos para a separação de elementos químicos e a produção de diversos materiais como o álcool e o ácido sulfúrico.

A química moderna surgiu a partir de trabalhos feitos por diversos cientistas entre os séculos XVIII e XIX, o que firmou a química como uma ciência. Foi nessa época que nomes e teorias importantes da química surgiram (como Antoine Lavoisier). Com o surgimento da teoria atômica (principalmente devido aos trabalhos de John Dalton e Amedeo Avogrado), a química se desenvolveu ainda mais. Foi também criada a Tabela Periódica dos elementos por Dimitri Mendelyev. Essas e outras contribuições não só aprimoraram como também ampliaram as áreas de atuação e de influência da química.

Pode-se dizer que a química moderna possui duas divisões básicas, a Bioquímica e a Química Fundamental, esta última sendo subdividida em Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química. Ainda, podem ser destacados ramos como a Química Nuclear e a Engenharia Química.

Hoje em dia a química e seus diversos ramos são extensamente aplicados em diversos segmentos da indústria. Entre suas aplicações, pode-se citar a fabricação de plásticos, tecidos, medicamentos, tintas, corantes e, é claro, produtos de limpeza.

Para saber mais sobre o assunto, acesse os links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário