quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

pH – Potencial Hidrogeniônico


O Potencial Hidrogeniônico é um índice que mede a quantidade de íons de hidrogênio (H+) que existem em um meio. Quanto maior é a concentração de íons de hidrogênio no meio, menor é o valor do pH. Os valores de pH variam em uma escala de 0 (zero) a 14. Entender detalhadamente o cálculo do pH não é difícil, e há sites que demonstram o passo a passo desse cálculo para quem quiser entender mais.

Com o índice do fornecido pelo pH é possível determinar se o meio é ácido, neutro ou alcalino. Meios ácidos possuem alta concentração de íons de hidrogênio (ou seja, pH baixo) enquanto meios alcalinos possuem baixa concentração de íons de hidrogênio (ou seja, pH alto), já meios neutros possuem valores intermediários (ou seja, pH igual a 7).

Escala de pH (por: Giwa)

Dentre os meios ácidos, aqueles com valores menores (entre 0 e 3) são considerados muito ácidos, enquanto aqueles com valores maiores, próximos ao neutro (entre 3 e 7) são considerados pouco ácidos. Com os meios alcalinos ocorre algo similar, sendo que aqueles com valores menores, próximos ao neutro (entre 7 e 11) são considerados pouco alcalinos, enquanto aqueles com valores maiores (entre 11 e 14) são considerados muito alcalinos.

Saber o pH é importante pois substâncias ácidas ou alcalinas podem ser nocivas à saúde, especialmente se ingeridas ou em contato com a pele. O pH também tem bastante importância ambiental pois influencia no equilíbrio dos ecossistemas. Os aquaristas (criadores de peixes em aquários) sabem muito bem que devem controlar o pH do aquário para que os peixes não morram, e que diferentes valores de pH possibilitam a criação de diferentes tipos de peixes.

Para saber mais sobre o assunto, acesse os links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário